Carpintaria Barracão
Carpintaria Barracão
Blog

16/06/2016

Jardim vertical para casas e apartamentos

O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica moderna de paisagismo cada vez mais difundida no mundo, inclusive no Brasil. É uma tendência que cresce junto ao ramo da construção civil e vem ganhando espaço no comércio e também nas residências.
Esta nova modalidade teve início com o botânico francês Patrick Blanc, que se especializou em plantas de florestas tropicais, sendo o responsável pela inovação e a popularização do jardim vertical. Blanc constrói fachadas verdes permitindo uma perfeita integração da natureza à arquitetura produzindo cenários urbanos singulares. Nesse sistema os jardins verticais são tão leves que podem ser instalados em qualquer parede e a rega e fertilização são automatizados. Os benefícios são, sem contar a beleza única na urbanização da cidade, o conforto térmico, a redução da poluição e do ruído externo que os jardins verticais proporcionam.

O jardim vertical está literalmente invadindo as residências brasileiras. Tanto na área externa quanto em ambientes internos, o jardim vertical integra-se perfeitamente. São painéis verdes ou montagens de vasos que dão vida a paredes e muros, corredores, ambientes ou cantos próximos de piscinas.
Para dar cor ao jardim vertical, podem ser colocadas plantas com flores em tons rosados como a tilândsia-azul (Tillandsia cyanea), flor-de-coral (Russelia equisetiformis), maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana hybrid) e a planta-veludo (Ruellia makoyana) entre as plantas com folhas.
Algumas indicações de plantas de folhagens: samambaias, dinheiro-em-penca (Callisia repens), hera-variegata (Hedera sp), ripsális (Rhipsalis sp), orelha-de-elefante (Kalanchoe thyrsiflora), peperômia (Peperomia scandens 'Variegata'), aspargo pendente (Asparagus densiflorus 'Sprengeri'), filodendro xanadú (Philodendron xanadu). Folhagens de cores variadas: crótons (Codiaeum variegatum), lambari-roxo (Tradescantia zebrina).

Fonte: Blog Casa Adorada

Veja também
Saiba qual a melhor janela ...

16/06/2016

Pode até parecer uma escolha simples, mas antes decidir qual janela usar na sua casa, é necessário avaliar algumas questões além da estética. Vale destacar que não só a beleza deve influenciar ...
A estética e a ...

16/06/2016

Quando você compra um móvel, precisa saber que acertar na escolha dos componentes também é muito importante. Os puxadores são acessórios que fazem toda a diferença na composição dos ...

Assine nossa

Newsletter

Esquadrias
 
Central de Atendimento